terça-feira, 1 de novembro de 2011

O que significa a caveira?

Desde crianças somos acostumados a tratar com os mais diversos signos e seus respectivos significados. Além das letras, da própria linguagem escrita, e na verdade, bem antes dela mesma, é comum a educação comunicativa começar não só com as palavras mais simples, mas também com determinadas figuras que representam, em geral, um conceito completo. Entre elas, uma que frequentemente aparece até mesmo em desenhos animados é o de uma caveira. Quando vista em uma garrafa, ela significa que o líquido nela contido não deve ser bebido. Quando vista em uma bandeira, ela representa os corsários, que, no mais das vezes, e apesar de certos representantes heróicos, costumam ser vistos como criminosos e desonrados.  A caveira nestes casos pode significar perigo, veneno, rebeldia, morte, terror. Mas também o crânio humano simboliza, de forma geral, o caráter transitório e perecível da existência. É o que resta do ser humano após a destruição do corpo, adquirindo assim o sentido de receptáculo da vida. Os alquimistas utilizaram o símbolo da caveira no sentido de transmutação. Para os mexicanos, por exemplo, as caveiras vão além do símbolo de morte: caracterizam também a efemeridade da vida e sua celebração.

Se você também acha interessante a ambiguidade deste símbolo, confira aqui algumas  artes realizadas por JACK TATTOO STÚDIOS:





3 comentários:

  1. Belíssimo trabalho e ótimo post. Existe também uma forma de interpretação da caveira como uma das formas de simbolizar o não preconceito, visto que todos os crânios podem representar qualquer raça, cor ou credo.

    >> http://confrariadosmortos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. otimo trabalho eu amei as tatuagens de caveira pq caveira é uma tatuagem que representa rebeldia e perigo.

    ResponderEliminar