terça-feira, 1 de novembro de 2011

Festa dos Mortos pt. I - a tradição mexicana!

Nos povoados e cidades há música nos cemitérios, velas e comidas sobre as sepulturas!



A cultura mexicana é recheada de cursiosidades. Uma delas diz respeito ao dia dos Mortos, que tem uma comemoração diferente no país. Na noite de 1¼ de novembro poucos dormem no México. Nos povoados e cidades há música nos cemitérios, velas e comidas sobre as sepulturas. Na véspera do Dia dos Mortos não se chora pelos ausentes. Festeja-se com o espírito dos defuntos que como em cada ano, viajam para estar com suas famílias na noite dos mortos. 
Os mortos chegam no dia primeiro de novembro e podem passar um dia com os parentes vivos. São buscados nos cemitérios e guiados até as antigas casas por caminhos de pétalas e luzes e lanternas de velas. Todo o México se prepara para bem receber os "muertitos", como carinhosamente os chamam. Os pratos prediletos, os enfeites, os aromas, os jogos e até os vícios do morto são lembrados nesta data. No dia 2 é a hora da despedida. Então são levados de volta aos cemitérios. 
Em algumas regiões as festas são mais tradicionais, mas todos param para celebrar a data. No vale de Toluca, por exemplo, a 70 quilômetros da Cidade do México, é realizado um mercado muito especial: o dos doces para a oferenda aos mortos. São mais de 70 famílias que nestas datas fabricam, e vendem, caveiras de açúcar ou chocolate, passarinhos de sementes de abóbora, pratos com comida, esqueletos e uma grande variedade de figuras. 
Para as crianças mortas os doces são brinquedos para levar no além. Para os espíritos maiores, são mensagens amorosas por parte de seus familiares. As confeitarias só existem durante um par de semanas nos portais desta cidade para morrer durante um ano inteiro até a próxima festa dos defuntos. 
Com abóboras, laranjas e milhos dá-se forma ao corpo do desaparecido, vestem-no com roupas novas e colocam uma caveira de açúcar no lugar da cabeça. Ao redor do corpo reconstituído se acomodam os pratos com a comida que o morto mais gostava e, para guiar a alma e os visitantes, espalham pétalas de flores desde o lugar das oferendas até a rua. 
Ano após ano a data é celebrada no México como uma das mais importantes do folclore nacional.  



Fonte: http://www.revelacaoonline.uniube.br

Sem comentários:

Enviar um comentário