terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tatuagens e piercings durante a gravidez: pode?

  "Não existem mais riscos ao fazer uma tatuagem quando grávida do que fazer uma tatuagem quando não", diz Myrna L. Armstrong, professora e diretora regional da Texas Tech University."Atualmente, não há qualquer informação ou pesquisa que mostra a tatuagem interfira na gravidez, ainda há muito pouca pesquisa para apoiar um ou outro lado." Porém, enquanto não há muitas pesquisas que comprovem sobre o assunto, médicos em geral não aconselham mulheres grávidas a fazer uma tatuagem, confira:




Grávidas podem fazer tatuagem?
Os médicos preferem recomendar que mulheres grávidas não façam tatuagens durante a gravidez!
Se você quer homenagear o bebê, é melhor esperá-lo nascer e parar de mamar no peito, para garantir que ele não seja prejudicado. Pelo menos você vai ter bastante tempo para pensar no desenho mais legal -- e que combine com outras tatuagens se você tiver mais filhos no futuro! 
São vários os fatores apontados pelos especialistas para sustentar o veto às tatuagens na gravidez: 

- Perigo de pegar doenças se o material não for esterilizado ou descartável. O risco maior é o de ser contaminada com vírus como os que causam a hepatite B e a hepatite C, além do HIV, que provoca a Aids. Essas doenças podem passar para o bebê. 
- Não se sabe se as tintas usadas na tatuagem podem afetar o bebê de alguma forma, por isso é melhor não arriscar. 
- Como o sistema imunológico da grávida não é tão eficiente, há maior perigo de infecções no local da tatuagem. 
- A pele da gestante está diferente devido aos hormônios, portanto existe a possibilidade de o desenho da tatuagem mudar de aspecto quando a pele voltar ao normal, após a gravidez. Dependendo do lugar, a pele estica, e podem surgir estrias que estraguem o desenho, o que exigiria retoques depois. 
- O fato de ter uma tatuagem nas costas pode atrapalhar na hora de aplicar uma anestesia, principalmente se for uma tatuagem recente. 
Tatuagens de hena podem até ser inofensivas, mas precisa ser hena pura (normalmente o que se usa são preparados químicos com hena, não hena pura), e ainda há o risco de ficar com alergia do produto. Se você não sabia que estava grávida e fez uma tatuagem com agulha, não precisa se desesperar. Os exames para as doenças citadas acima já fazem parte do pré-natal normal. Mas explique o que aconteceu ao profissional de saúde que acompanha sua gravidez. Talvez ele queira repetir os exames mais para o fim da gestação, só para ter certeza de que está tudo bem. 



Grávidas devem retirar o piercing do umbigo?
Se você ainda não tem um piercing no umbigo e está louca para colocar, é melhor adiar o projeto para depois do parto, já que o crescimento da barriga estica a pele e pode provocar irritação na região. Além disso, com o passar dos meses, vai ficar cada vez mais difícil manter a área limpa e evitar uma infecção. 

"Mesmo que retirado o piercing no início da gravidez, o furo tende a se alargar", observa a obstetra Eleonora F. Stocchero Fonseca. "O ideal é tirar alguns meses antes de engravidar para tentar cicatrizar o furo antes do crescimento da barriga." 

Lembre-se de que terá que tirá-lo de qualquer jeito se for se submeter a uma cesariana, porque não pode haver metal perto do local onde a incisão será feita. O equipamento usado para estancar o sangramento das veias depois do parto pode estragar o piercing e causar danos nos tecidos ao redor. Mesmo porque ninguém vai querer arriscar perder o piercing dentro da barriga! 



Ainda com dúvidas? Vamos lá:


É prejudicial manter um piercing no umbigo durante a gravidez? Quando a gestante deve tirá-lo? O problema do piercing no umbigo acontece quando, em decorrência do aumento do volume uterino, a cicatriz umbilical começa a ser empurrada para fora e os furos por onde o artefato passa são afastados. Se o piercing não for retirado poderá até rasgar a pele. Isto acontece ao redor do final do segundo trimestre e varia também com o ganho de peso e o aumento da circunferência abdominal.

Esse tipo de jóia ou bijuteria na barriga poderia afetar de algum modo o feto? Não provoca nenhum prejuízo para o feto.
E piercing no mamilo? Se mantido, pode afetar posteriormente a amamentação? O piercing no mamilo pode afetar a drenagem do leite pelos ductos principais da mama, que se localizam nas papilas, em função apenas da perfuração da região, o que pode alterar a drenagem adequada do leite, independente da época da gestação. As mulheres que desejem amamentar não deveriam colocá-los nos mamilos antes de ter sua prole constituída.
Piercing vaginal pode causar infecções ou outros problemas? As infecções ocorrem, freqüentemente, logo após a colocação do piercing. Depois que o orifício feito para o uso do piercing estiver totalmente epitelizado (cicatrização completa) só acontecerá uma infecção ali se houver um trauma; diga-se de passagem que a presença de piercing facilita a ocorrência de lesões e é preciso levar isso em consideração.
E na hora do parto? Não se deve utilizar nenhum artefato metálico quando a pessoa estiver sendo submetida a um procedimento cirúrgico em que haja a necessidade de utilização de “bisturi elétrico”, portanto, na sala de parto, a gestante não deverá utilizar nada metálico.
É importante fazer exames mais minuciosos com a gestante que tem piercings e/ou tatuagens para saber se foi contaminada por algum vírus? Quanto aos exames para AIDS e hepatites B e C acredito que todas as gestantes têm o direito de terem acesso a eles, principalmente com o objetivo de se tomar medidas de prevenção da transmissão vertical (mãe transmitindo para o bebê durante a gravidez). Vale ressaltar que a realização de tatuagens e a colocação de piercings sem técnicas adequadas aumentam a possibilidade de contaminação por essas doenças.
As mulheres tatuadas na barriga têm que tomar precauções especiais durante a gestação (mais cremes, óleos, evitar sol)? As tatuagens são definitivas e fruto da impregnação de pigmentos coloridos na epiderme. Na gestação, a pele da barriga sofre um grande estiramento e, evidentemente, as tatuagens podem sofrer modificação pela mobilização desses pigmentos. Mas, que eu saiba, não há nada que se possa fazer para evitar essas modificações. A hidratação da pele não se dá de fora para dentro, e sim de dentro para fora. Portanto, mais óleos ou hidratantes não têm nenhum fundamento. Os cuidados com a pele têm que ser os mesmos de todas as grávidas.
O desenho da tatuagem pode não voltar a ser como antes se, por exemplo, a gestante engordar muito ou se fizer cesariana? Muitas mulheres têm que retocar os desenhos... É óbvio que quanto mais a pele esticar maior a possibilidade do desenho se modificar, e com o ganho de peso excessivo há um maior estiramento da pele. O corte da cesariana, se for feito em cima de uma tatuagem, deverá ser suturado com muito cuidado para que as partes do desenho casem perfeitamente, como quem monta um quebra-cabeça.
É contra-indicado fazer alguma tatuagem durante a gestação? Existem gestantes que tatuam o nome do bebê, nas costas ou no braço, antes de ele nascer... Deve-se levar em conta apenas o risco de contaminação de doenças como AIDS, caso as técnicas não sejam rigorosamente assépticas.

Fonte: http://brasil.babycenter.com / http://oglobo.globo.com

1 comentário: