quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tatuagem x Emprego

Muita gente ainda se pergunta se conseguirá um emprego ostentando tatuagens pelo corpo. Infelizmente ainda existem muitas pessoas preconceituosas e conservadoras no mundo, talvez sejam até a maioria!
Fazer uma tatuagem, não significa que você não consiguirá um emprego, mas em alguns casos ela realmente pode atrapalhar, mas cada caso é um caso, lembre-se. Em geral, firmas grandes que contratam empregados que irão lidar com o público, tem preferência por pessoas aparentemente comuns, e as minorias sempre são as mais discriminadas.Claro que isso não é uma regra e normalmente atinge setores mais conservadores. A apresentação conta muito na hora de arrumar emprego, mas nada impede você de ser todo tatuado, ter um bom humor, carisma, inteligência e acabar conseguindo a vaga de emprego, mas a aparência da "normalidade" pode ter mais vantagem dependendo o ramo.


Pessoas que não tem contato direto com o mundo da tatuagem geralmente não conseguem compreender o contexto artístico em que ela está inserida. Ainda assim existem muitas empresas de visão moderna, que investem em quebrar preconceitos, que curtem visuais mais descolados e dispensam os serviços dos "normais".  Em segmentos como o de comunicação, moda ou design, com maior quantidade de jovens, é muito raro acontecer esse tipo de problema, pelo contrário, até se valoriza a criatividade e estilo próprio. Há casos é que o preconceito nem é do empregador, mas da sua clientela. Apesar de tudo, os estilos alternativos reagem cada vez mais a discriminação da sociedade, afinal não se deve deixar que isto impeça a realização profissional e pessoal de cada um. Lembrando que preconceito é crime, e se for provado acaba em cadeia (ou pelo menos em um belo processo)! 

Mas qual a explicação disso tudo? Tatuagens, piercings e alargadores têm uma história e, em sua origem, eram mais associados a marinheiros e marginais, o que ficou registrado no inconsciente coletivo, daí o motivo de certa associação entre as pessoas que usam esses ornamentos a indivíduos pouco confiáveis. Além disso, muitos dos dogmas religiosos, em pleno século 21, reafirmam a idéia de "demonizar" hábitos de modificação corporal em geral. Adicione a isso tudo a imagem tida como agressiva pela mídia, que divulga - boa parte das vezes de forma totalmente equivocada - a suposta conexão com "tribos" de comportamentos extremistas.
Agora, se você curte tattoo já deve ter ouvido falar de Rick Genest, ou como é mais conhecido “Zombie Boy". Rick já escutou muito aquela famosa frase que todos tatuados ouvem “como você vai fazer pra conseguir um emprego desse jeito”, mas isso não foi problema pra ele! Hoje, Rick é um dos modelos mais famosos da cena da moda e ganha muita grana com isso pelo mundo todo. Já participou de um clipe da Lady Gaga e fez inúmeros ensaios pra marcas famosas. Quem sabe esse pode ser também o seu futuro?

Zombie Boy

Fontes:  www.tatuando.com / g1.globo.com / www.curitibatatuagem.com.br

1 comentário:

  1. devemos pensar bem antes de fazer algum tipos de tatuagem, como nomes, homenagens ou tattoos religiosas;ja ta mais que provado que sa tatuagem não muda o carater, tanot que o mercado sta muito mais aberto nos dias de hoje pra quem possui tattoo,ate mesmo concursos publicos militares ja aceitam pessoas com tatuagem.claro que de bom gosto né.

    ResponderEliminar