quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TATUAGEM E O MERCADO DE TRABALHO!

Este é um assunto muito comum e sempre polêmico, principalmente para as pessoas que pensam fazer a primeira tatuagem, ou aqueles que querem saber se tatuagem influencia na seleção do RH. A Rede Globo publicou ontem, por meio do programa TV Vanguarda, noticiário  regional do Vale do Paraíba, uma reportagem a respeito.


O preconceito no mercado de trabalho diminuiu bastante desde as últimas décadas, e um dos fatores para isto foi o acesso à informação. O acesso às redes sociais e ao conteúdo nelas disponibilizado também ajudou as tatuagens a ser algo bem mais comum do que há 10 ou 20 anos. Mas não se engane. O preconceito ainda existe, principalmente na seleção de vagas de emprego. Para seleções de vagas existem algumas restrições com tatuagens, mas também há o caso contrário, em que a tatuagem favorece a seleção. Logo abaixo você pode ler a matéria publicada pela Globo.

A vendedora Deyse Belo tem 27 tatuagens. Para conseguir o emprego de vendedora na loja em que trabalha, o estilo dela foi fundamental. “O mais importante no comércio é a aparência. Aí a tatuagem é uma coisa a mais. É como se fosse uma jóia, uma coisa que chama a atenção”, conta Deyse.

E Deyse não se considera uma exceção. Para ela, a resistência às tatuagens diminuiu bastante. “Hoje em dia está mais comum. Já é mais tranquilo. Ainda tem preconceito de algumas pessoas. O caráter da pessoa não muda. Ele é independente do visual”, explica.

“Há questão de uns 15 anos atrás, nós tínhamos mesmo um preconceito muito grande, mas com a evolução, com a internet, com o acesso às redes sociais, as pessoas gostam mesmo de fazer tatuagem, então reduziu bastante”, diz o consultor de Recursos Humanos Márcio Terra.

Apesar da maior aceitação das tatuagens no mercado de trabalho, ainda resta um pouco de preconceito por parte de algumas empresas e setores. Por isso, vale ter bom senso e evitar os exageros. “Locais como o braço todo tatuado, alguns locais que aparecem como o pescoço. Esse tipo de tatuagem realmente acaba chocando algumas pessoas. Principalmente em um processo de seleção, em que ela está sendo avaliada”, conta Márcio.



O programador Vitor Mendes sempre quis fazer uma nas costas, e o fato da arte não ficar sempre à mostra colaborou. “Dependendo do lugar que eu for trabalhar, dá uma escondida. A gente fala que tem, mas não fica evidente, então acaba não atrapalhando muito”, explica Vitor.

Independente de ter ou não tatuagem, o mais importante é que ela seja apenas um detalhe.


“Não define as qualidades. Até porque se eu chego com uma tatuagem nas costas e falo que não tenho e depois eu sou aprovado pelas minhas capacidades isso não quer dizer nada. Então eu acho que tatuagem não é uma coisa que define a pessoa em si”, conta Vitor.




Sobre a matéria, é uma das poucas que posso concordar em partes, pois, realmente a tatuagem ainda é vista no mercado de trabalho como algo agressivo, que muda caráter, personalidade e também capacitação profissional, infelizmente. Mesmo com o preconceito sendo menor, ele ainda existe e é preciso estar ciente disto. Ainda no Brasil, algumas seleções de emprego a aparência do entrevistado é fundamental e dependendo da área que você queira atuar, a tatuagem pode, sim, influenciar. E também, dependendo do caso, a pessoa poderá ser desclassificada. Claro que a empresa sempre dará outra justificativa para a desclassificação, evitando um belo processo judicial.

Caso a pessoa não esteja decidida em que área irá atuar ou então esteja em suas primeiras tatuagens, a recomendação para evitar riscos com relação ao futuro profissional é fazer tatuagens em locais que não sejam tão “agressivos” (como pescoço, braço e outros locais muitos expostos). Mesmo não gostando de dar esta recomendação e não aceitando de forma alguma este preconceito imposto, é válido afirmar que estas dicas e recomendações são mais para as pessoas que ainda não têm certeza sobre a área profissional, ou então está em uma profissão em que a tatuagem ainda não é bem vista, normalmente cargos como advogado, empresário etc.

Acho que antes de você fazer uma tatuagem é preciso pensar muito. Ela é uma arte e é um prazer carregar na pele algo que você admira, concordo. E discordo da posição dos profissionais de Recursos Humanos e das empresas que, mesmo passando por esta “atualização”, ainda têm problemas em aceitar a tatuagem. Às vezes acho que o preconceito parte mais destes supostos “empregadores” do que da própria empresa em si.

Da mesma maneira que encontro excelentes profissionais tatuados, encontro péssimos profissionais sem modificação alguma. Isto é uma prova de que aparência não mostra a sua capacidade profissional, muito menos a sua personalidade. Mas acho que estamos pequenos e bons passos na sociedade. O preconceito vai diminuindo, mas sempre haverá alguma barreira para superar e acho que a maior barreira que o Brasil e outros países devem superar é a questão do emprego. Isto sim não deve mais existir, independente de você ser negro, branco, tatuado, não tatuado, magro, gordo. Muitas seleções de emprego sequer testam seus conhecimentos: vão mais pela aparência do que qualquer outra coisa.

fonte:http://www.tattootatuagem.com.br/noticias/961/tatuagem-e-emprego/

Sem comentários:

Enviar um comentário