quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tatuagem na Cadeia

Quem tem alguma tatuagem com certeza já ouviu a expressão: “Tatuagem é coisa de tatuagem pelo corpo todo presidiario A tatuagem nos presidiárioscadeieiro” ou então viu alguma 
tatuagem mal feita, e a intitulou como coisa de presidiário.
Isso acontece, pois antes de ser tida como arte, a tatuagemfoi e é muito utilizada para identificar tribos, povos, hierarquias e marcar criminosos.
O processo de marcar pessoas vem desde as marcas encontradas nas tribos primitivas do Brasil e em povos bárbaros da antiguidade que já utilizavam marcas nos corpos para separar e identificar os criminosos da época. Diferente da tatuagem feita por quem deseja adornar o corpo, com um desenho ou frase na intenção de deixa-lo mais bonito, a tatuagem carcerária é feita estritamente para marcar sem intenção de “embelezar”.
Os desenhos utilizados são feitos para serem interpretados apenas por aqueles que vivem no universo da criminalidade e quanto mais exposto for o local do corpo escolhido para a tatuagem, mais enigmática e secreta é o seu sentido.
A tatuagem carcerária é utilizada para a comunicação entre os criminosos, podem ser presentes por façanhas criminosas praticadas, punição por algum crime não aceito pelos presidiários como exemplo o estupro, para identificar a hierarquia na prisão, quem é chefe e quem é subordinado, e também para separar gangues, definindo a entrada ou saída do participante de algum grupo especifico, algumas ainda são feitas definindo a personalidade do presidiário e o seu grau de periculosidade e os crimes pelo qual está preso.
Por falta de recursos, as tatuagens feitas em presídio são improvisadas, utilizando materiais impróprios como clipes, grampos, pregos, tinta de caneta, nanquim, plástico derretido e até mesmo cinzas de cigarro misturadas à saliva, por isso a cor é sempre monocromática, ressalva para a entrada ilegal de tinta e máquinas profissionais nos presídios que a cada dia tornase uma prática mais comum.
Alguns desenhos e símbolos já foram desvendados, porém é impossível basear-se nessas informações, uma vez que o significado da tatuagem pode variar de lugar para lugar e de gangue para gangue. Abaixo algumas tatuagens com seus possíveis e mais comuns significados no mundo da criminalidade.





Sem comentários:

Enviar um comentário